vanjaFotos; Alejandro Garcia/ Farol

Serra Talhada é uma cidade detentora de fatos e de personagem que muitas vezes parecem habitar em um contexto cultural diferente do existente atualmente. Um destes “anônimos” ou personagem esquecido da história serra-talhadense, nasceu no município em 1926 e já foi tema de entrevista em grandes programas da TV brasileira, jornais, revistas e de filmes premiados em vários festivais.

Foi com grande satisfação que eu e nosso obstinado repórter fotográfico do FAROL, Alejandro Garcia, estivemos conversando com uma das importantes personalidades já nascida em terras pajeuzeiras e que por questões que fogem a nossa compreensão não recebe a atenção que merece dos seus conterrâneos. O personagem esquecido deste domingo é Evangelista Ignácio de Oliveira, ou Vanja, como os amigos costumam o chamar. Evangelista é um autodidata, fala vários idiomas, é físico, astrônomo, inventor, filósofo e cientista. Segundo ele, os seus dons foram lhe repassados por “uma escolha do mestre Jesus!”

O PIONEIRO DA ASA DELTA NO BRASIL

Nos final dos anos 60, Evangelista surpreendeu a cidade ao criar, com tecnologia própria, a primeira asa delta que se tem registro no Brasil. Infelizmente, as autoridades policiais impediram que Vanja salta-se com o aparelho do cume da serra talhada em direção a Praça Sérgio Magalhães, no dia festa da padroeira, Nossa Senhora da Penha. “O tenente disse que não ia deixar eu morrer e que eu era doido, além disso ele prendeu a asa delta”, conta com bom humor o inventor.

A decisão da polícia deixou frustrado não só o jovem cientista, mas também uma multidão que aguardava o voo pioneiro. A asa delta permaneceu na delegacia até ser vendida por 14 mil reis, cerca de R$50,00, (valor atual com base estimativa). Anos depois o comprador entrou em contato para informar que o voo da asa delta havia sido um sucesso.

Quarenta anos se passaram até que finalmente Evangelista pudesse realizar o seu sonho de voar em uma asa delta. O voo ocorreu na cidade do Rio Janeiro, e mesmo não sendo com o aparelho que havia inventado, foi muito marcante para o serra-talhadense. “O voo foi espetacular, em determinado momento o instrutor me deu a direção do aparelho eu conduzi como se fosse um veterano. Após o voo o instrutor me perguntou há quanto tempo eu voava, e respondi que tenha sido o primeiro, para a surpresa dele”, relembra Evangelista.

Na lista de inventos de Vanja ainda constam, uma câmera filmadora de 35mm; armas de fogo em forma de bengala, de isqueiro e de torneira; boneca metálica feita com sucatas de rádios e televisores e um carro com dispositivo que atirava, entre dezenas de invenções, tudo construído com material reciclado.

vanja 2
UM CIENTISTA A FRENTE DO SEU TEMPO

Muitos encaram as teorias científicas de Evangelista com descrença ou até mesmo com ironia. No entanto, ele é taxativo e contundente ao defender as suas teses. “O sol não possui eletricidade. Na verdade, é silício que gera a energia das placas de capacitação solar!”, afirma o autodidata. Para comprovar a sua teoria ele usa uma das suas invenções. Ele define os críticos dos seus conceitos, inclusive cientistas que ficaram famosos ao longo da história da humanidade de “crianças”. Evangelista também é contundente ao afirmar que “o homem não chegou à lua” e define o planeta com um imã gingante. “A Terra é semelhante a um microfone e a um alto falante. Eu sou o pai do gigante imã”, declara com muita firmeza o revolucionário serra-talhadense.

O HOMEM DO CINEMA E DA TV

Evangelista é hoje um homem que desperta paixões o que levou o a ser tema de reportagens de jornais e revistas, além de ter sido temas de documentários e filmes, entre os trabalhos cinematográficos de destacam “O Som da Luz do Trovão” e O “Gigantesco Imã”, trabalhos dirigidos pelo também serra-talhadense Petrônio Lorena e Tiago Scorza – esse último o foi premiado na última edição do Cine Pe, em Recife.

Evangelista já foi atração no programa de Jô Soares, onde segundo ele, o apresentador não respondeu com clareza a sua pergunta feita em inglês. “Ele é uma criação!”, exclama o inventor ao falar do apresentador global. Recentemente Vanja foi convidado para o programa de Ana Maria Braga. No entanto, em função da sua participação no Cine PE a entrevista foi adiada. Vale ressaltar que já existem contatos para que o inventor inicie sua trajetória a nível internacional, mais precisamente no México.

vanja 3
UM PERSONAGEM ESQUECIDO DA HISTÓRIA DE SERRA TALHADA

Mesmo com toda a popularidade e a repercussão em torno do nome Evangelista Ignácio, muito pouco dele se sabe em Serra Talhada. Uma contradição que mostra o descaso com o qual a memória da cidade é tratada. Nos anos 80, Evangelistas doou a Fundação Casa da Cultura parte das suas invenções para a exposição ao público. Duas décadas depois não se sabe o destino das peças raras desenvolvidas pelo ilustres inventor. Esse descaso acaba fazendo com que Vanja seja mais um anônimo, assim como tantos outros talentosos locais, que infelizmente são renegados e excluídos pelo um modelo de se fazer cultura ultrapassada e decadente. Evangelista merece se homenageado em vida, algo digno do seu trabalho e de sua postura revolucionária.

Um bom domingo a todos e até próxima história esquecida de Serra Talhada!

 

P. S.: Esse texto é dedicado ao grande Alejandro Garcia, que fez aniversário na última sexta-feira. “O hombre”! Como é carinhosamente chamado, tem sido peça chave na realização desse trabalho pioneiro de resgatar fatos, episódios e personagens que andavam esquecidos em Serra Talhada. Vida longo ao grande Alejandro! Um argentino com alma e coração serra-talhandese!

vanja 4

vanja 5

vanja 6

vanja 7