fenelon

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) formalizou o Pacto dos Municípios pela Segurança Pública durante cerimônia realizada nessa quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST). O projeto propõe a união entre diversas esferas do Poder Público para dar combate à violência e melhoria da qualidade de vida nas cidades. O destaque da cerimônia foi a apresentação do  Procurador- Geral do Ministério Público, Aguinaldo Fenelon, que reforçou a necessidade de diálogo entre os poderes e deu um “puxão de orelha” nos prefeitos.

“Esse é um momento, pois o Ministério Público além de denunciar tem um papel de cidadania. O Pacto dos Municípios é mais uma ferramenta que o MPPE dispõe. Eu costumo repetir que, enquanto o crime se organiza, as autoridades são difícil de conversar. As autoridades não tem o telefone um do outro. O bandido age organizado e o Estado desorganizado. Não pode, isto tem que mudar”, disse Fenelon, chamando a atenção dos prefeitos presentes ao encontro. “Senhores prefeitos, independente desta reunião, a gente tem que conversar com a sociedade. É preciso um fórum permanente entre as autoridades e a sociedade”.

Veja também:   Semana Santa promete sol, calor e pancadas de chuva em ST

AUTORIDADE TEM QUE SERVIR

Num discurso que durou cerca de 15 minutos, Aguinaldo Fenelon aproveitou para falar da sua ascensão como servidor público e acabou dando bons conselhos aos gestores e convidados.

“O poder dá vaidade ao homem e eu não posso aceitar. O pessoal quando entra no Fórum fica nervoso, como se o juiz de Direito fosse a pessoa mais importante. E não é. Eu sou procurador-geral, mas sou um servidor do povo. Temos que mudar esta cultura. A Justiça tem que ser mais popular. Tem que ser mais povo. Tem gente que, quando recebe um cargo até de secretário, fecha o vidro do carro e deixa de falar com o vizinho. Precisamos acabar com isso. A gente tem que tirar do nosso coração um pouco de raiva e vaidade”, declarou o procurador de Justiça, acrescentando:

Veja também:   Ponte desaba em Baltimore após colisão de navio

“Eu gosto de estar nas ruas e não gosto de gabinete. Ele (o gabinete) só deve servir para assinar documentos. Autoridade tem que sentir o que o povo quer”. Assinaram o Pacto dos Municípios os prefeitos de Serra Talhada, São José do Belmonte, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Custódia, Mirandiba e Calumbi.

Além de Aguinaldo Fenelon, estiveram presente na solenidade em Serra Talhada, os prefeitos Marcelo Pereira (São José do Belmonte), Erivaldo José (Calumbi) e Luciano Duque (Serra Talhada). As demais cidades enviaram representantes. Também participaram autoridades militares, dirigentes da OAB, delegados , promotores, comerciantes, vereadores e a população em geral.