xaxadoOs produtores do 11º Encontro Nordestino de Xaxado, que acontecerá entre os dias 3 a 7 de junho, em Serra Talhada, instituíram uma novidade na programação que chama a atenção. O grupo Cabras de Lampião, que completa 20 anos de atividades, instituiu a Comenda Virgolino Ferreira da Silva (Lampião) aos que se destacaram no fazer cultural da Capital do Xaxado. Antes, o grupo sempre pregou que o cangaceiro Lampião ‘foi o personagem mais ilustre de Serra Talhada’.

Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião, revela que houve um cuidado especial em cada detalhe da programação deste ano. Desde os locais que receberão as apresentações, até os Grupos e Cias convidados para participarem da festa.

“Já que esse ano o Encontro Nordestino de Xaxado será a festa de comemoração de 20 anos dos Cabras de Lampião, tudo foi pensado nesse contexto. A Estação do Forró, principal polo de apresentações, é a nossa casa. É onde fica nossa sede, o Museu do Cangaço”, disse a presidente.

Dentro da programação do 11º Encontro Nordestino de Xaxado, haverá ainda oficinas de xaxado, feira de artesanatos, bacamarteiros, apresentações musicais, passeio turístico ecológico, exposição “Cabras de Lampião – O Bando da Cultura do Nordeste”,  além do lançamento do filme em curta-metragem “Papo Amarelo – O Primeiro Tiro”, produzido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião com roteiro/direção de Anildomá Willams de Souza e direção fotográfica de Camilo Melo.