eleições 2014A pouco mais de duas semanas das eleições, de cada dez eleitores, sete não sabem em quem vão votar para deputado federal nem estadual, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada no site do jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (19).

De acordo com a pesquisa, entre os que têm de 16 a 24 anos, 80% ainda não escolheram candidato a deputado federal. No caso dos candidatos a deputado estadual, a maior taxa de indecisos está entre os que têm ensino fundamental: 75%. E em todas as regiões do país essas taxas estão acima de 60%.

Os percentuais são considerados altos, em comparação com os da eleição presidencial, por exemplo. Para o instituto, há várias hipóteses para explicar essa disparidade.

Uma das hipóteses é que as eleições de outubro são para presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara e assembleias legislativas. As eleições para os cargos de presidente e governador ganham mais destaque que as disputas por cargos do Legislativo.

Outras hipóteses são o desalento dos eleitores com o Congresso e com as assembleias e o modelo de voto proporcional em lista aberta que faz com que cada votante tenha que escolher um entre centenas de candidatos inscritos em cada estado.

O mais provável é que a alta taxa de eleitores sem candidatos seja uma combinação de todos os fatores. O Datafolha fez 5.340 entrevistas em 265 municípios entre nos dias 17 e 18 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

( Do Congresso em Foco )