vestibularComeçou neste sábado (20) o período de matrículas para o ano letivo 2015, por meio de call center, na rede estadual de ensino de Pernambuco. Estudantes novatos que perderam o prazo para realizar a matrícula pela internet, que terminou na última quarta-feira (17), deverão fazer o agendamento por meio do telefone 0800-286-0086 até 30 de dezembro. O atendimento é feito das 7h às 21h.

Ao todo, são oferecidas 193.099 vagas em escolas regulares, integrais e semi-integrais, sendo 77.953 na Região Metropolitana do Recife e 115.146 no interior, em 1.049 unidades de ensino. Os dois sistemas (internet e telefone) filtram as vagas utilizando a ordem de opções de escolas fornecidas pelo candidato.

Após o agendamento, o estudante será comunicado sobre o andamento da matrícula e os procedimentos necessários para a efetivação da matrícula na secretaria da unidade escolhida, de 19 a 23 de janeiro.

Para estudantes da rede estadual, a matrícula é automática. Já os oriundos de redes municipais têm vaga reservada, mas precisam efetivar a matrícula no período de 12 a 16 de janeiro e apresentar a documentação exigida.

No caso dos estudantes da rede estadual que optarem por mudar de instituição, esses terão que, no ato na efetivação, apresentar certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, cartão de vacinação (para os estudantes do ensino fundamental) e comprovante de residência com CEP. Os oriundos da rede privada ou que estão retornando aos estudos devem levar a mesma documentação à escola onde estudará, de 19 a 23 de janeiro.

( Do G 1 )