empregoO prefeito de Serra Talhada se disse entusiasmado com a possibilidade de um grupo empresarial chinês investir na Capital do Xaxado. Na última segunda-feira (28), o gestor teve um encontro com empresários, em Recife, para discutir a questão. Mas, durante entrevista à Rádio Folha, da capital, deixou escapar que os estrangeiros estão preocupados em arranjar mão de obra barata no Sertão.

“É possível a implantação de um condomínio indústrias da China em Serra Talhada. Evidentemente que os passos iniciais se deram hoje (segunda-feira) a gente vai apresentar quais são os incetivos do Prodeb, do Governo Federal, da Sudene, e a legislação trabalhista, que é uma das grandes preocupações deles, o custo de mão de obra”, revelou o prefeito, detalhando:

Veja também:   Família que recebe BPC ganhará R$ 1 mil a mais na conta

“Evidentemente mais em conta no Sertão do que na capital; então é isso que nos dá o diferencial para atrair estes investimentos”. Mas, para o historiador e colunista do FAROL, Luciano Menezes, a visão do prefeito está distorcida com relação ao atrativo para os chineses.

“Os chineses produzem a preços muito baixos em regiões periféricas, nessa fuga, não pagam os salários mais elevados em seus países, essa é uma medida das multinacionais. Terão ainda, várias isenções de impostos, para questionamento do pequeno empresário local”, ponderou Menezes, sentenciando:

“Resultado: o governo deixa de arrecadar dos grandes, mas jamais abdica do pequeno comerciante”. Segundo o historiador, os direitos trabalhistas e sociais não recebem tanta relevância na China. O que torna o semiárido brasileiro muito mais atrativo.

Veja também:   Inscritos no CadÚnico ganham desconto de até 100% na energia