A bancada de oposição de Serra Talhada estuda acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com bases em declarações do líder do governo na Câmara Municipal (CMST), Manoel Enfermeiro (PT), que confirmou à imprensa a existência de um “compromisso” assumido entre o prefeito Luciano Duque e a gestão passada para o pagamento de dívidas. Segundo Enfermeiro, depois de cumprido o acordo, a gestão vai ser “só de flores” a partir de 2014. Mas não para a oposição, que ratificou, em entrevista de rádio nesta sexta-feira (20), que irá cobrar da gestão, em detalhes, todos os valores pagos até agora.

“Esses dias eu observei no FAROL, quando o líder do governo (Manoel Enfermeiro) falou e vamos ter que tomar uma posição sobre isso, assumindo o que a gente já sabia: que o prefeito Luciano Duque vem pagando contas do governo anterior e isso é uma irregularidade. Então, vamos pedir esclarecimento sobre quais valores o prefeito está pagando da gestão passada, isso, pegando como gancho a declaração, inclusive, do próprio líder da situação Manoel Enfermeiro”, adiantou Márcio Oliveira.

LEIA MAIS

DÍVIDAS: Líder do PT diz que Duque cumpriu compromissos com Carlos

A bancada de oposição ao governo Duque é composta por Gilson Pereira, Márcio Oliveira, Cição, Leirson Magalhães e Pinheiro de São Miguel. “Vamos solicitar as informações (sobre o pagamento da dívidas) e comprovando, entrar com a medida judicial cabível. Se Luciano Duque está pagando, e vamos solicitar as informações, vamos encaminhar ao Ministério Público para que ele tome as medidas cabíveis. Pois a gente entende que o pagamento das dívidas da gestão anterior é irregular”, finalizou o vereador Márcio Oliveira.

Na visão do vereador Gilson Pereira, o prefeito de Serra Talhada está deixando de investir na cidade com dinheiro do próprio município para pagar débitos. “A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que toda a despesa que o gestor atual tiver tem que deixar em caixa. Ele mesmo diz que pagou mais de R$ 8 milhões. E está deixando de atender a população para pagar dívidas. E pode responder por responsabilidade solidária. O correto seria informar ao Tribunal de Contas separando o que seria dele e o que é do outro. Então ele vai ter que responder, porque a população vem sendo prejudicada”, avaliou.