dinheiroPor Adelmo Santos, poeta e escritor serra-talhadense

Segundo um estudo realizado que ouviu pessoas com mais de 60 anos de idade em todo Brasil, 47% quase a metade dos idosos brasileiros chegaram a aposentadoria sem nenhuma reserva de dinheiro. Esse estudo mostra que os idosos não tem dinheiro guardado para utilizar na hora de uma emergência. E muitos idosos acabam voltando ao mercado de trabalho. O resultado disso tudo é que tem muitos idosos que não estão conseguindo pagar o que devem ficando com o nome sujo no mercado.

Não bastasse isso, os idosos que já são fragilizados ainda precisam ter cuidado para não cair nas garras dos empréstimos consignados. Enquanto a febre chikungunhya chega ao Brasil, aqui em Serra Talhada tem uma nova febre, a dos empréstimos consignados. O Governo Federal que ao invés de aumentar a fiscalização nesse tipo de empréstimo, preferiu aumentar a quantidade de parcelas que chegam a perder de vista.

Os aposentados que já sustentam a maioria das famílias e que são explorados dentro de suas casas pelos filhos, netos, genros e noras, com muitos deles sendo obrigados a venderem a própria casa para dividir o dinheiro e fazer a herança antecipada, ficando o resto da vida morando em casa alugada, agora estão sendo abordados pelas ruas por pessoas que ficam oferecendo empréstimos consignados.

Além dos bancos oficiais que existem em Serra Talhada, é impressionante a quantidade de bancos de garagens que estão tomando conta do centro da cidade com seus “pastinhas” ficando abordando os aposentados nas ruas, nas calçadas, nas filas e na praça. As pessoas vão passando e são abordadas pelos “Pastinhas” que ficam entregando panfletos, seduzindo e conquistando os aposentados a fazerem os empréstimos consignados. E muita gente acaba caindo nessa armadilha fazendo empréstimos com parcelas a perder de vista ficando endividado.

Hoje em Serra Talhada existem seis bancos oficiais e quinze bancos de garagens, bancos que vão surgindo e que são alimentados pelos juros que eles ganham dos empréstimos consignados e que tem como objetivo o bolso dos aposentados. É preciso ter cuidado pra não cair nesse empréstimo, eu ainda nem cheguei aos 60 anos de idade e já estou com o saco cheio de tanto ser abordado.

Enquanto o comercio cresce dentro de Serra Talhada o PROCON não chega ao centro, fica no meio da estrada. É estranho um órgão público dentro duma faculdade  uma entidade privada. Porque será que o PROCON não chega até a praça pra atender o consumidor que procura e não acha?