RodrigoO deputado Rodrigo Novaes, do PSD, defendeu, nesta terça (22 de abril), a criação da regulamentação para piso salarial dos advogados em Pernambuco. De acordo com o parlamentar, essa norma já existe em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Segundo o socialista, a iniciativa ajuda na valorização dos profissionais do setor, principalmente recém-formados.

Ainda de acordo com Rodrigo Novaes, em consequência do aumento da oferta de cursos de Direito e a grande quantidade de formados, o mercado se desvaloriza. Na opinião do parlamentar, muitos escritórios contratam jovens advogados com baixos salários e jornadas de trabalho excessivas. Novaes ressaltou que muitos estão ganhando pouco para iniciar a vida profissional. Alguns recebem salário mínimo, e não têm vínculo trabalhista.

O deputado sugeriu que o tema seja discutido na Assembleia. Nessa terça, Rodrigo Novaes repercutiu a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- PE) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) de criar câmaras de julgamento de segunda instância no Interior do Estado. Segundo o parlamentar, a iniciativa vai possibilitar a resolução de alguns casos jurídicos sem a necessidade de deslocamento à capital pernambucana.

( Da Alepe )