prefeito de Serra talhada

Fotos: Alejandro García/Farol

Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Serra Talhada inaugurou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), no bairro da AABB. O evento contou com a presença da família da homenageada nomeando o Cram, Francisquinha Godoy e do prefeito Luciano, além de vereadores,  secretários de governo e representantes da Secretaria Estadual da Mulher e outras instituições parceiras. A ex-secretária da Mulher e vice-prefeita, Tatiana Duarte, não compareceu à solenidade.

Apesar disso, ela acabou sendo citada durante um discurso, o que gerou certo desconforto para alguns integrantes do governo. Nos últimos dias, Tatiana Duarte foi exonerada do cargo e soube da notícia através da imprensa. Chateada, chegou a dizer que Luciano foi fraco e lhe faltou com respeito. O Cram foi criado na gestão de Tatiana e vinha funcionando desde julho do ano passado com equipe multidisciplinar para atender as mulheres da cidade e região.

Em sua fala, Duque evitou expor qualquer polêmica em torno da exoneração de Tatiana, e acentuou as políticas públicas sociais que estão sendo proporcionadas na Capital do Xaxado. “A inauguração do Cram é uma das conquistas da secretaria e o governo tem lutado para criar equipamentos que atendam as mulheres”, disse o prefeito. A representante regional da Secretaria Estadual da Mulher, Salete Gonzaga, citou, por duas vezes, o nome da vice-prefeita, Tatiana Duarte.

“Quando o ex-governador e saudoso, Eduardo Campos, provocou a secretaria a levar o Cram para os municípios eu tive a ousadia de inscrever Serra Talhada para receber esse equipamento, sem nem falar com o pessoal da secretaria e a então secretária, Tatiana Duarte”, disse Salete Gonzaga. Segundo informações de servidores da Secretaria da Mulher, Tatiana Duarte esteve ausente por motivos pessoais.

HOMENAGEM

DSC_0238Socorro Godoy, filha da homenageada, destacou a história de luta da mãe, Francisquinha Godoy

Durante a solenidade, o púlpito foi ocupado por Socorro Godoy, filha da homenageada Francisquinha Godoy. Socorro emocionou a todos com um discurso sobre a força e as lutas que sua mãe travou. Mônica Cabral, atual secretária da Mulher, que assume o cargo interinamente, também se emocionou ao relembrar a trajetória política de Francisquinha e as conquistas que o município obteve com a criação da Semu.

“Milito há 10 anos em prol das mulheres e acompanho as serratalhadenses desde o trabalho com as mulheres da zona rural. Somos referência e o prefeito Luciano receberá amanhã o prêmio Prefeitura Amiga em nome do município, mas esse prêmio é uma conquista nossa, de todas as mulheres dessa cidade”, enfatizou Cabral.