santos

Foto: Assessoria

Na semana passada, coordenadores regionais e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST, em Pernambuco, reafirmaram o apoio à reeleição do deputado estadual serratalhadense e candidato à reeleição Manoel Santos. A exposição da decisão ocorreu durante encontro em Normandia, sede do MST em Caruaru, que contou com a presença, ainda, do coordenador estadual do Movimento, Jaime Amorim, e do presidente da Fetape, Doriel Barros.

O encontro, que aconteceu faltando poucos dias para as eleições 2014, teve como objetivo aprofundar a atual conjuntura política, identificando seus desafios e possibilidades. Os participantes debateram os projetos de sociedade que estão em disputa. Na ocasião, foi discutido, também,  que a principal motivação para a  reeleição de Manoel Santos é o fato de ele representar o fortalecimento das lutas e dos Movimentos e Organizações que atuam em defesa das populações do campo e da reforma agrária.

Para Jaime Amorim, essa é a hora de perceber quem realmente fez a diferença na política. Entre os exemplos que deu, ele pontuou a nova forma do Brasil se relacionar com os outros países, em busca de sua soberania, destacando que isso é  preciso se manter. Em nível estadual, ele falou da importância da candidatura à reeleição de Manoel Santos. “Manoel, nesses quatros anos iniciais como deputado, como diz Lula, pode conhecer, amadurecer. Agora, ele está mais preparado para fazer um novo mandato, um mandato ainda melhor. E a defesa desse mandato é fundamental para nós”, analisou.

O presidente da Fetape, Doriel Barros declarou que é a hora de desconstruir o sentimento de medo que está sendo criado: “Quem viveu antes das mudanças acontecerem, sabe que  o povo está conquistando um espaço que antes não tinha. Um bom exemplo disso é o fato de, hoje, termos um homem do campo, como Manoel Santos, no Parlamento”. Ele também destacou as conquistas para a agricultura familiar, nos últimos anos, mesmo identificando desafios que ainda precisam ser superados.

Manoel Santos falou da importância de reeleger Dilma e deputados federais que possam apoiá-la nos momentos mais importantes. “Somos convocados a divulgar que Dilma é quem representa o projeto que desejamos e que, é com ela, que, passo a passo, as coisas vão acontecendo. Sabemos que ainda tem muito a se fazer, a exemplo da questão da Reforma Agrária, mas os Movimentos Sociais, como o MST, devem continuar mobilizados para cobrar que as mudanças necessárias continuem acontecendo”. Ele também convocou a militância a ir para as ruas, para as comunidades, para garantir essa reeleição.