MARCIA-1Após a provocação do secretário de Obras de Serra Talhada, Cristiano Menezes, agora é a secretária de Saúde, Márcia Conrado que provoca o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. Magoada com as críticas feitas por ‘Sebá’, Márcia diz que Sebastião Oliveira não conhece Serra Talhada e faz autoelogios ao trabalho na pasta da saúde. Confira a nota na íntegra.

NOTA DA SECRETÁRIA DE SAÚDE MÁRCIA CONRADO

O secretario Sebastião Oliveira, que parece ser um profundo conhecedor de tudo, só não conhece, efetivamente, Serra Talhada.

É de causar espanto como o ilustríssimo secretário desconhece a rotina da nossa cidade, e falarei aqui da pasta que administro, mas, facilmente, percebe-se o quanto ele está descolado da realidade.

Mas vamos elucidar alguns elementos abordados pelo secretário nos ataques multidirecionados ao governo e a equipe liderada pelo prefeito Luciano Duque.

Primeiro, digo ao secretário que nesse governo as pessoas têm a liberdade de pensar, dialogar, expor as suas opiniões, e que na condição de Secretária Municipal, não preciso emprestar meu nome, como acusou vossa excelência a respeito de um colega, para emitir uma opinião sobre as suas declarações, e, portanto, farei eu mesma, oportunamente, no que se refere à saúde:

Sobre o SAMU, o nobre secretário tem ouvido muito os pessimistas que torcem contra Serra Talhada, se não fosse assim, saberia que o prédio está pronto para ser usado; houve seleção e qualificação da equipe que atuará no serviço; que estamos buscando todas as condições necessárias para que ofereçamos o melhor serviço à população, inclusive com uma nova reunião agendada com o CIB, para tratarmos das questões referentes ao Rádio Operador, e, logo após, finalizarmos todo o processo de instalação e iniciarmos o funcionamento de todos os serviços inerentes ao SAMU; e, que estamos buscando junto aos demais municípios que integrarão o sistema, um encaminhamento que seja positivo para todos.

Vossa excelência, ao comentar sobre os postos de saúde, esqueceu-se de solicitar à sua equipe, que talvez por estar muito atarefada cuidando das estradas e transportes de Pernambuco, que checasse os dados referentes ao funcionamento dos postos de saúde. Vamos ajudar apresentando alguns dados: É importante, Vossa Excelência saber que apenas no último quadrimestre de 2014, ampliamos em mais de 10 mil atendimentos médicos, chegando a marca de 31 mil, mais de 8 mil com os demais profissionais do NASF, perfazendo um total de mais de 65 mil, e mais de 11 mil exames e consultas especializadas, além de outros serviços importantes e que foram apresentados na prestação de contas do 3º quadrimestre de 2014, e que infelizmente não contou com a presença de Vossa Excelência, nem da sua assessoria. Motivo pelo qual, acredito, os levam a distorcer a realidade do funcionamento dos postos de saúde.

O ilustríssimo secretário, de fato, não conhece Serra Talhada, pois se conhecesse saberia que a central de regulação existe há mais de 5 anos, e que através dela é que são marcados os exames e as consultas especializadas, aliás, quando Vossa Excelência quiser fazer uma visita, pode procurar na Rua Afrânio Godoy, 1264, Centro. Lá encontrará em média 150 pessoas por dia, e uma equipe, que diferente do diz Vossa Excelência, é comprometida e qualificada para atender com todo o cuidado necessário a população da nossa cidade.

E o nobre secretário insiste em questionamentos que não correspondem à verdade, como na sua abordagem sobre o atendimento médico na zona rural. É importante que o senhor conheça melhor a sua cidade, visite a zona rural, os distritos e apure melhor antes de cair no denuncismo. Saiba senhor secretário, que temos atendimento na grande maioria da área rural do nosso município, onde temos equipes de Saúde da Família em Varzinha, IPA – Fazenda Nova, Caiçarinha da Penha – Tauapiranga e Bernardo Vieira – Santa Rita. E temos ainda Unidades de Saúde Básicas em Bom Sucesso, Jardim, Juazeirinho, Logradouro, Loanda, São Miguel e Serrinha.

É importante salientar que além dessas localidades, ainda são atendidas as comunidades dos assentamentos Virgulino Ferreira, Vila Bela e Melancia. O secretário parece não saber, mas Serra Talhada tem uma cobertura quase universal com Agentes Comunitários de Saúde, e que a partir deles se orienta e organizam os cronogramas de atendimentos de acordo com a necessidade de cada comunidade. Hoje são investidos em média 90 mil reais mensais com médicos que atendem as comunidades rurais. Todavia, secretário, sabemos que é necessário fazer ainda mais, e contamos com os recursos provenientes das emendas que Vossa Excelência tem direito, para que possamos investir cada vez mais na atenção a saúde dos cidadãos serratalhadenses e também com o vosso prestigio junto ao Governo do Estado para que seja disponibilizada a contrapartida referente à Farmácia no ano de 2014.

Também respondo com muito orgulho sobre a UPA. Sinceramente, não sei quais são as suas fontes de informação, mas asseguro que Vossa Excelência precisa acompanhar mais de perto os acontecimentos da cidade. Mais uma vez o excelentíssimo secretário não compareceu a um evento tão grandioso e tão importante para a nossa população, a assinatura da Ordem de Serviço que deu início a construção da UPA 24 horas, que aconteceu no dia 16 de janeiro deste ano. Estamos vendo mais um grande projeto dessa gestão sair do papel, assim como tantos outros, e se o seu orgulho permitir, convido-lhe para visitar o canteiro de obras que está se instalando, onde já estamos em fase de conclusão da terraplanagem e em poucos dias veremos surgir o começo desse precioso equipamento.

Temos muito mais para mostrar, pois trabalhamos todos os dias para ver a nossa cidade ficar cada vez melhor, e a grande conquista que a gente pode ter, é ver a nossa gente bem cuidada, como temos cuidado com todo o carinho e atenção possível.

Sugiro que o senhor, secretário Sebastião Oliveira, com a mesma disposição que dispara ataques contra todos com informações equivocadas, trabalhe para trazer investimentos para a nossa cidade. Afinal, Vossa Excelência foi eleito por uma grande parcela dos serratalhadenses para representar Serra Talhada na Câmara Federal, e o que se espera de Vossa Excelência, é trabalho, coisa que parece, pelo menos por Serra Talhada, o senhor não tem feito.

Marcia Conrado
Secretária de Saúde