As contas de 2008 do ex-prefeito Carlos Evandro, desaprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), serão lidas nesta segunda-feira (2) no plenário da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST).

Em seguida, o ex-prefeito terá um prazo de defesa que será estipulado pelo presidente da Câmara, José Raimundo Filho (PTB), para entrar em processo de votação.

Entretanto, há fortes sinais que o destino de Evandro já está selado. O FAROL apurou que o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) esteve reunido, na semana passada, e orientou seus parlamentares a votarem a favor do parecer do TCE.

Com esta postura, os vereadores Sinézio Rodrigues e Manoel Enfermeiro devem seguir a orientação do partido e Carlos Evandro não irá obter os 10 votos necessários para a aprovação das contas. A decisão do PT está sendo guardada a sete chaves e nenhum parlamentar vai se pronunciar até o dia da votação que pode acontecer apenas no ano que vem, em virtude do recesso legislativo de dezembro.

Em se confirmando, o PT vai jogar uma ‘pá de cal’ nas pretensões do ex-prefeito quanto a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) haja visto que Evandro já tem uma conta rejeitada em decisão colegiada.

Alguns analistas políticos acreditam que a decisão do PT foi para facilitar a vida do prefeito Luciano Duque, que tem afirmado que irá votar e trabalhar pela eleição de Evandro. Com a rejeição das contas, Evandro sai do páreo e Duque fica livre para apoiar um dos candidatos das inúmeras tendências petistas.