Segurança

O município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, possui 30.875 habitantes segundo dados do IBGE. Menos da metade da população de Serra Talhada. Apesar disso, a prefeitura instalou um sistema de vídeo monitoramento com câmeras de alta precisão em alguns pontos estratégicos da cidade.

“São equipamentos que têm um controle giratório que nos permite uma visão bem ampla. Além disso, poderemos observar a situação do trânsito, porque com o zoom poderemos verificar, se houve infração de trânsito e identificar as placas do veículos“, disse o subcomandante do 2º CIPM, Marcondes Ferraz, contente com a ação do governo.

Veja também:   PF investiga fraude que causou prejuízo de R$ 40 milhões à Caixa

Já em Serra Talhada a promessa de vídeo monitoramento do prefeito Luciano Duque (PT) não saiu do papel. Além de levar o assunto para o palanque, nas eleições de 2012, Duque criou o Conselho Municipal de Segurança, em julho do ano passado, cujo objetivo era apontar saídas para o drama da violência que tomou conta da cidade.

Entre as atribuições do conselho, permanentes campanhas educativas de combate a violência e a produção de relatórios trimestrais sobre os índices de criminalidade em Serra Talhada. Nada saiu do papel.

Veja também:   Em Recife, Duque consegue atrair mais uma empresa para ST

Durante a visita da cúpula da Segurança Pública de Pernambuco à Serra Talhada, após a onda de assassinatos na cidade, o FAROL questionou Duque com relação  às câmeras de monitoramento no centro de Serra Talhada. Incomodado, o prefeito disse que o investimento era muito alto e precisava de recursos do governo federal. Muito mais simples era pedir a receita ao prefeito da pequena Cabrobó.