Neste domingo (3), pouco mais de 10 mil candidatos fizeram provas destinadas ao concurso do Instituto Federal de Pernambuco. São 64 vagas, distribuídas em 24 cargos. Uma equipe de 1.425 pessoas –  entre chefes de prédio e de setor, coordenadores, fiscais, segurança e apoio logístico – trabalhou na seleção.

Para enfrentar a concorrência, cuja média chega a 679 candidatos/vaga, Maria das Graças Santos, 52 anos, estudou muito.Ela afirma que fez a opção por acreditar que o IFPE valoriza os servidores e estimula o crescimento do quadro de recursos humanos, “as provas trouxeram aspectos do serviço público, assim vamos nos familiarizando, também, com o que aguardam de nós enquanto servidores públicos”, opinou.

Já Natã Vitor Vaguell, 22 anos, elogiou a prova e diz que pretende se transformar em servidor público para ajudar as pessoas. Ele, também, busca passar para Assistente em  Administração. Quem realizou provas para o cargo de nutricionista foi Adriana Guimarães. Ela trouxe o pequeno Rafael, de apenas 3 meses, e está confiante. “Fiquei dividida entre cuidar do bebê e estudar, mas quem sabe. Quero, ao menos, ficar classificada pelo esforço realizado”, deseja a candidata.

A abstenção total ficou em torno de 24%. Para alguns cargos, ainda haverá prova prática. A presidente do concurso, Sandra Perazzo, comemora o êxito e agradece a todos os envolvidos na realização do concurso. “Agora, é aguardar a feitura das provas práticas e entregar o resultado aos novos servidores do IFPE”, comemora.

A Comissão informou que o gabarito das provas será divulgado na próxima terça-feira (5) e o resultado final do concurso será publicado a partir das 17h do dia 26 deste mês.