Atualizado às 16h51 desta segunda (5)

Começam nesta segunda-feira (5) as inscrições para o vestibular tradicional 2014 da Universidade de Pernambuco (UPE). São, ao todo, 2.080 vagas em 53 cursos, que devem ser pleiteadas por cerca de 40 mil candidatos. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 4 de setembro, somente pela internet, no site do processo seletivo (http://processodeingresso.upe.pe.gov.br/). Este ano, a universidade passa a adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a primeira fase do processo. O vestibular será realizado em duas etapas. A primeira compreenderá as provas objetivas do Enem (dias 27 e 28 de outubro).

Enquanto que, na segunda, os feras farão uma redação e as provas objetivas específicas de acordo com o curso de escolha. Os estudantes poderão verificar o espelho da redação corrigida a partir de 10 de fevereiro, na página do processo de ingresso. O listão com os nomes dos classificados tem previsão de ser divulgado até o final do mês de janeiro de 2014. É importante ressaltar que os novos candidatos precisarão, obrigatoriamente, ter um CPF próprio e uma conta de e-mail válida.

Os estudantes já cadastrados devem utilizar os mesmos login e senha do ano anterior.  A distribuição de vagas entre os certames – tradicional e Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – foi alterada: agora, 40% delas ficam destinadas ao SSA e 60% para o vestibular. Ano passado, este percentual era de 20% e 80%, respectivamente. O sistema de cotas terá 20% do total de vagas em cada modalidade.

SERRA TALHADA

De acordo com o Manual do Candidato para o vestibular 2014 da UPE, o curso de medicina de Serra Talhada vem oferecendo 12 vagas para o tradicional e oito para o modelo seriado, mantendo-se nas previstas 20 vagas. A informação vai de encontro ao anúncio de políticos locais de que o curso poderia ganhar mais vagas chegando a 40 em 2014. Coisa que não aconteceu.

Em conversa com o FAROL, o reitor da UPE, Carlos Calado, revelou que curso de medicina de Serra Talhada deve iniciar as aulas dia 12 de agosto deste ano, nas instalações da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (Fafopst) com a possível presença do governador Eduardo Campos.

FAROL com informações da Folha.pe