Mais um tema de interesse público nasce no seio político da Capital do Xaxado. Dessa vez, a  Secretária Municipal de Saúde, Socorro Brito, enviou recentemente à Câmara de Vereadores um ofício solicitando o apoio da Casa para ‘conquistar’ um terreno localizado na rua Joaquim Godoy, no Centro da cidade, e transformá-lo na sede da Secretaria de Saúde do município.

O fato é que, o terreno pertence à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e, durante muito tempo, o local sediava a residência dos comandantes da tropa. Atualmente, segundo a secretária,  o local vem servindo como “depósito de lixo e guarida para consumidores de drogas”. No entanto, devido à crescente demanda populacional, várias pessoas estão defendendo que, no terreno, seja construída, ao invés da sede da secretaria, a policlínica da cidade – que, aliás, foi uma das promessas de campanha do prefeito Carlos Evandro (PR). 

“Dada a localização do imóvel, o município pretende construir no local a sede da Secretaria Municipal de Saúde”, argumenta Socorro Brito, em um dos trechos do documento. Na década de 90, o movimento cultural de Serra Talhada chegou a fazer uma campanha de coleta de assinaturas, pedindo a intervenção do então vice-presidente Marco Maciel. Solicitou-se,  na época, que no terreno fosse construída uma biblioteca e também um anfiteatro. O movimento recebeu mais de cinco mil assinaturas. A carta foi enviada ao político, no entanto, tudo permaneceu no campo das intenções. 

Uma coisa é certa: hoje, há todas as condições políticas para que a reivindicação da secretária seja atendida. Inclusive, a Câmara já fez a sua parte subscrevendo o documento enviado por Socorro Brito. Com a palavra, o governador Eduardo Acioly Campos…

Fotos: João Diniz