Por Luiz Carlos dos Santos, dentista e cidadão de Serra Talhada

ipsep 099Até agora me mantive calado, na minha, ouvindo as pessoas falarem o que querem e o que não querem sem antes escutar o bom senso e ver a realidade dos fatos, ouvindo com o coração e dignidade. Para outras pessoas, talvez eu não possa ser entendido pelo que vou justificar, pois até que tentei e eles não me entenderam ou fizeram que não entenderam, pois querem, porque querem, que eu seja o culpado do que se passa na rua, mas você me conhece e acho que me conhece bem, pois moramos há muito tempo, muito próximo um do outro, frente à frente.

Você só não me conhece, Nailton, como também conhece a toda a minha família, que aliás é a sua também, e sabe que eu não sou e nem nunca fui esse monstro que estão falando, em momento algum vocês me olharam como mais uma vítima do problema pela falta da estrutura do Município.

Se você ler hoje as matérias do FAROL DE NOTÍCIAS, vai ver que o que eu estou falando é uma verdade. A nossa cidade foi acometida por uma calamidade generalizada por conta de um grande volume pluviométrico inesperado, vários foram os locais que sofreram os nossos mesmos problemas, veja as ruas que antecedem e as que ficam na frente da nossa, onde não há uma construção, que vocês julgam errada feita por mim, o problema foi idêntico ou maior, e aí tente enxergar mais a frente, será que o problema é mesmo só onde vocês estão pensando? Ou isso vai muito além?

Será que retirando a laje e deixando o canal livre como pensam vai resolver? Verão que não, pois a saída lá atrás, onde os proprietários dizem que não tirarão um tijolo sem indenização, fará o mesmo efeito e continuaremos sofrendo das mesmas inundações, pois são vários os problemas: 1º – As ruas, desde o viaduto (isso vindo lá de cima) são  declivadas, formando um açude no meio, o volume d’água que começa lá na nascente vem crescendo e juntando a cada passagem, em cada rua as passagens vão se fechando e somando ao volume de cada rua, cresce rapidamente e dificulta o escoamento, quando a chuva passa ela imediatamente começa a fluir, mas quando continua, ela só aumenta e reduz o escoamento, então, primo, tem que se ter sensatez, pois antes de vocês eu já somei um prejuízo imenso:

Perdi um veículo importado, Honda Civic, perdi vários móveis, gastei um bom volume de dinheiro para resolver o problema e não consegui resolver. Acima de tudo estou com um imóvel perdido, isso ninguém sente, e aí eu pergunto! Seria eu tão ruim, tão imbecil, tão burro, ou outro qualquer adjetivo, a ponto de trabalhar para trás e prejudicar a mim mesmo?

Como falei no início, quem me conhece sabe que não sou esse homem, que sou um cidadão do bem e que só quero o melhor para todos, a ponto de sacrificar o meu patrimônio para cuidar do próximo. Não estou aqui querendo ser santo, mas também não sou demônio. Tudo o que foi preciso fazer para não acontecer o que vem acontecendo, eu já procurei fazer e estou documentado para isso, posso mostrar a quem quer que seja; inclusive, vai ser publicado hoje no FAROL, para que vocês possam entender que eu não fiz nenhuma construção irregular, que eu não me apropriei de nenhum terreno.

Tudo foi comprado com dinheiro de trabalho, com as suas escrituras e licença de construção, assim como também a minha justificativa junto a Prefeitura e ao Ministério Público, quando assim fui intimado para fazer a minha defesa, e aí está o porquê de não terem tomado nenhuma providência contra mim, porque eu estou com a razão e tenho documentos, não porquê tenho poderes ou porquê sou dono da rua, como falam.

Eu só quero o que é meu e o bem de todos, vivo para o meu trabalho e para a minha família, não fico em portas ou em calçadas olhando ou desejando mal a ninguém, passo, às vezes, a ser entendido como orgulhoso por isso, mas quem me conhece sabe a pessoa que sou e não preciso viver ou me sentir feliz pela desgraça de ninguém, pelo contrário, sei o que todos estão passando, assim como eu. Porém, o que posso fazer é estar de acordo com o que é melhor para todo mundo.

Todavia, não tenho poderes sozinho para solucionar isto, porque não cabe a mim e sim às autoridades competentes. Estes são os que têm que serem cobrados e responsabilizados, pois o problema é de toda uma sociedade e não de interesses próprios. Tenha certeza que se tivesse a certeza de que o problema estaria somente ali naquela passagem, eu já teria resolvido.

Espero que agora, com a decretação de calamidade e emergência do Município por 90 dias pelo Prefeito, fico a acreditar, que ele irá tomar as providências em todos os locais que foram prejudicados e que são muitos (quase toda a cidade,  daí onde depender da minha colaboração, pode ter certeza que eu o farei, esteja presente e verá). Esse nosso problema é muito mais sério do que se pensa. A rua Getúlio Vargas (a rua de trás da sua casa), vira um rio, com águas em grande volume, pois lá se recebe águas de todos os lados e a passagem da água se dá lá na frente, após a traseira da sua casa, quanto mais se abre as passagens para lá, aumenta-se mais o volume das águas nessa rua. Que farão esses moradores? Ou seja, como eu sempre disse, não é humano que nós tiremos os problemas de nós e joguemos para os outros.

Onde está a sua fé em Deus? Pois que eu saiba, nos seus mandamentos Ele disse; “AMAI UNS AOS OUTROS E NÃO LEVANTARÁS MAL TESTEMUNHOS CONTRA O TEU PRÓXIMO”. Então antes de julgares, procuras saber a verdade. Vens a mim e conversaremos, terei o prazer de conversar e mostrar o que quiseres ver: documentos, fotos, vídeos e terás a oportunidade de me conhecer melhor e entender que não sou, não fui e nem serei o que pensam, pois sou bom filho, bom pai, bom irmão, bom tio, bom amigo, bom profissional e se não sou correto 100% é porque como todo humano, sou um pecador, mas amo a Deus sobre todas as coisas e acredito nos homens de boa vontade.

O porquê de ser taxado de todas as calúnias que me foram feitas, não sei de onde vieram, pois não preciso aqui falar nada, basta que vejam e observem o comportamento que tenho e a pessoa que sou para quem me conhece. Eu tenho a capacidade de saber perdoar e é isso que tenho feito até hoje, por isso, me comporto sempre na retaguarda, sem confrontos e ou desaforos. Fui educado para isso, tanto na escola como no berço de onde vim, que aliás é igual ao seu também e sei da pessoa que você é, assim como de toda a sua família e sempre fiz de você fonte dos meus elogios, por isso, e justamente por isso, me senti no dever de responder, por saber que você tem educação e inteligência de entender os fatos e culpar quem realmente tem culpa.

Pode ter certeza, estarei sempre junto com vocês nessa luta, pois o que será bom para vocês, será ótimo para mim e maravilhoso para todos. Sempre fui eu o maior prejudicado dessa situação. Aproveitando o momento, convido a todos e principalmente você e o seu pai Naldo (a quem muito admiro) e a quem mais quiser, para virem à minha casa para podermos conversar educadamente e com bom senso. Assim, eu posso te mostrar todos os documentos que possuo e as medidas que já tomei para tentar solucionar esse problema junto às autoridades municipais. Podemos juntos discutir o problema, somar forças  e buscar soluções concretas. Fique certo que o melhor para todos é o melhor para mim.  Um grande abraço, conte comigo.