Fotos: Alejandro García

Um comerciante de carnes do Mercado Público de Serra Talhada teve o box interditado pela Vigilância Sanitária, nesta sexta-feira (13), por vender carne podre. A fiscalização foi acionada após receber denúncia de consumidores e da própria direção do mercado. Foi identificado que o dono do box, José Lopes Filho, recolhia restos de carnes jogadas no lixo por outros comerciantes para vender o alimento estragado à população.

Em contato com o FAROL, a Vigilância Sanitária informou que José Lopes Filho será autuado junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pode responder criminalmente pela imprudência. De acordo com um dos técnicos sanitários que participou da operação, Dja Luckwu, no momento da vistoria nos frízeres, foram identificadas larvas, tapurus e moscas varejeiras na comida. Foi preciso reunir sete sacolas para coletar todo o material apodrecido.

VIGILÂNCIA COLETOU vÁRIAS SACOLAS COM CARNES PODRES NO MERCADO

“Um absurdo! Não sei como uma pessoa tem coragem de fazer isso: oferecer à população uma carne nesse estado. Isso acaba prejudicando o trabalho daqueles que comercializam corretamente. Mas este caso coloca em risco toda a população. Identificamos diversos tapurus e moscas nas carnes. Vamos encaminhar um relatório para o MPPE e o comerciante será autuado”, disse Dja Luckwu.

Ele relata que a denúncia que a Vigilância Sanitária recebeu dava conta que o comerciante vasculhava baldes de lixo em busca de restos de carne, depois lavava e colocava à venda. “Identificamos ainda que ele não tem licença para trabalhar ali. O box dele foi interditado e os frízeres  esvaziados”, comentou Dja Luckwu, afirmando que a Prefeitura de Serra Talhada deveria garantir um técnico sanitário permanentemente no mercado público para orientar e fiscalizar os comerciantes.

O BOX FOI INTERDITADO, TODA A CARNE RECOLHIDA E INCINERADA

“Tomei esta iniciativa em provocar a Vigilância Sanitária, porque já tinha feito um alerta a este comerciante e não houve mudanças. Nosso objetivo é oferecer o melhor à população e vamos continuar lutando para deixar o mercado num melhor estado e estrutura”, disse um dos diretores do mercado público, Rosimério de Cuca, afirmando que na próxima semana será colocado piso em granito no ambiente.

VIGILÂNCIA FOI ACOMPANHADA DE UM DOS DIRETORES DO MERCADO, ROSIMÉRIO DE CUCA, QUE TAMBÉM DENUNCIOU O FATO

RELEMBRE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convocou uma megaoperação, na última terça-feira (10), para fiscalizar o estado do Mercado Público de Serra Talhada e, após a inspeção, cogitou pedir a interdição total do espaço. O objetivo foi constatar denúncias de péssimas condições de higiene no local, que fizeram o MPPE abrir inquérito civil público para averiguar o caso.

Também participaram da fiscalização o Crea (Conselho Regional de Engenharia), Procon, Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deve ser assinado – em breve – com a Prefeitura  de Serra Talhada para tentar minimizar o grave estado de precariedade do local.