BOM DESEMPENHO: Escolas de ST pontuam entre os primeiros lugares no Enem 2011

27 de novembro de 2012
Por

Atualizado às 8h39 desta terça-feira (27)

Duas escolas em Serra Talhada, uma privada e outra pública, se destacaram no resultado do Enem 2011 pontuando entre as primeiras colocadas da região no exame. A primeira delas, o Colégio de Aplicação, que faz parte de uma autarquia municipal de ensino ligada à Fafopst (Faculdade de Formação de Professores), atingiu taxa de aprovação de 89,66%. Esse é o sétimo ano que a instituição fica em primeiro lugar entre escolas privadas da Capital do Xaxado e região. Outra vitória partiu dos alunos da Escola de Referência Professor Adauto Carvalho (Erempac). A instituição estadual pontuou no Enem 2011 com 83,33% de aproveitamento. O bom índice de avaliação lhe consagrou entre as 20 melhores escolas públicas do estado (ficou em 18º), sendo a primeira colocada entre os colégios públicos de Serra Talhada e região. E ainda, a terceira melhor instituição de ensino público de referência em Pernambuco, ficando atrás somente de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Entre professores e alunos, a sentimento é de satisfação e dever cumprido. “Nós que fazemos o colégio de aplicação atribuímos mais essa vitória aos esforços dos professores e alunos. Aqui, não trabalhamos com muita tecnologia, é apenas o quadro e os estudantes. Então, é o jeito de ensinar que faz a diferença”, ressaltou a diretora pedagógica Maria Íris da Silva. Para entrar no Colégio de Aplicação é preciso fazer uma espécie de “mini-vestibular”. Na grade de ensino, destaca-se a inclusão de matérias como filosofia e língua estrangeira a partir do 5º ano do Fundamental. “Aqui fazemos uma cobrança muito grande também em relação à leitura de paradidáticos e jornais. Cada aluno daqui é orientado a ler, pelo menos, quatro livros no semestre e debatê-los com os professores”, justificou a diretora, detalhando que o colégio tem regime considerado particular porque os alunos pagam uma taxa simbólica de R$ 80 por mês.

A DIRETORA MARIA ÍRIS (C) E O CORPO DE PROFESSORES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO: 7º ANO NA LIDERANÇA ENTRE ESCOLAS PARTICULARES

No caso do Erempac, o que faz a diferença, segundo os diretores, são as constantes aulas práticas nos laboratórios e o ensino em tempo integral. “Nossos alunos se concentram unicamente nos afazeres do colégio. Com aulas teóricas pela manhã e práticas em laboratórios no período da tarde. O bom resultado no Enem 2011 representa o compromisso da equipe de professores e dos próprios alunos”, frisou a diretora da escola estadual, Evani Cordeiro. Ela conta que o desempenho dos estudantes são monitorados através de simulados bimestrais. “Dessa forma identificamos qual aluno está caindo nas notas e vamos ajudá-lo mais de perto, o estimulando”, detalha. Apenas escolas com mais de 50% de participação de alunos matriculados e com o mínimo de dez estudantes que estavam concluindo o ensino médio foram consideradas na avaliação do Enem 2011. O Colégio de Aplicação participou do Exame Nacional do Ensino Médio com 26 alunos, o Erempac com 155.

ALUNOS VENCEDORES DO 3º ANO DO EREMPAC DURANTE AULA PRÁTICA DE FABRICAÇÃO DE SABÃO

 

 

 

 

16 Respostas para BOM DESEMPENHO: Escolas de ST pontuam entre os primeiros lugares no Enem 2011

  1. Lia on 27 de novembro de 2012 às 7:31

    Parabéns Iris vc é D+++

    • SANDY on 27 de novembro de 2012 às 12:56

      PARABÉNS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO! PARABÉNS ISRAEL! PARABÉNS A DIREÇÃO DAS ESCOLAS EM DESTAQUE,PARABÉNS PROFESSORES! PARABÉNS FERASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS(ALUNOS).VALEU!PARABÉNS SERRA TALHADA!

  2. wagner on 27 de novembro de 2012 às 9:38

    junior eu sou seu fã, valeuuuuuuuuuu

  3. Aldinéia Pereira on 27 de novembro de 2012 às 9:51

    Parabéns as duas escolas pelo ótimo desempenho, em especial ao Erempac que tem como diretora a Evani Cordeiro. Tive a oportunidade de trabalhar com ela, sei como é competente, é uma gestora de mão cheia, capacitada e acima de tudo compromissada. Durante a minha graduação, várias vezes discutimo o papel da escola frente à sociedade e o nome da Evani sempre aparecia como exemplo a ser seguido. O setor educacional precisa de mais pessoas como vc Evani. Parabéns mais uma vez. Sou uma admiradora do seu trabalho e sempre que discuto sobre educação o seu nome aparece naturalmente como exemplo, sem dúvida no período que trabalhei com vc aprendi muito e esse aprendizado foi e é de suma importância para o desenvolvimento da minha carreira profissional.

  4. CASSILDO on 27 de novembro de 2012 às 10:51

    Parabéns às duas escolas.

  5. Zé Bengo on 27 de novembro de 2012 às 12:12

    Quero parabenizar a diretoria,corpo docente e demais funcinários das duas escolas pelo compromisso na transmissão do conhecimento e dizer que tenho muito orgulho de ter dois filhos estudando nelas. Que JESUS continue abençoando a todos.

  6. Roberto Lima da S.Filho on 27 de novembro de 2012 às 15:16

    O Diretor-Gestor é um líder democrático, que trabalha, coopera, sugere que sabe fazer, participando das tarefas, que diz “nós” para avaliação dos efeitos positivos ou negativos da instituição. Este é o líder da organização que aprende e que assume responsabilidades, possibilita autonomia, que interage, participa e coordena à busca de soluções e construções. Visa um grupo motivado, cooperativo e que tenha vontade de crescer. Enfim, um líder leal, que seja o elo das ligações interpessoais com parceria, que não impõe sua verdade, mas que constrói verdades com o grupo e tem o respaldo da comunidade escolar, fazendo-a participar ativamente, trazendo-a cada vez mais para dentro da Escola e buscando estreitar sempre os laços de parceria e cumplicidade. O diretor precisa ser visível, uma pessoa real e atuante, mesmo que isto o torne mais vulnerável. A sala do diretor não deve ser o regulador da disciplina. Ela precisa ser um local aberto onde as pessoas possam entrar livremente para mostrar as coisas que fizeram bem,então ser gestor não é ser ditador e,sim um articulador de uma boa administração exemplar.Parabenizo á todos que fazem o colégio de aplicação por mais esse feito,mas fica aqui a minha critica a uma minoria de alunos e, diretora junto a meia dúzia de docentes do mesmo,que sejam compromissados com o que faz,pois o bons resultados pertencem á todos e,não ao ego de alguém,ser diretor não é ser acento de birô e, sim levanta e sacudir os obstáculos e dificuldades,fazendo um gestão revolucionária.Valorizando-o a sua equipe e,corpo docente na sua gestão.

  7. Adriana Pessoa on 27 de novembro de 2012 às 20:09

    Parabéns às duas escolas. As diretoras Evani Cordeiro e Iris. A todos os professores. Parabéns.

  8. Adriana Almeida on 27 de novembro de 2012 às 22:15

    Júnior meu amigo e irmão. Parabéns a vc e toda equipe.

  9. paz on 27 de novembro de 2012 às 22:35

    O EREMPAC sempre na frente,graças a muita dedicação dos alunos e dos professores! Amo essa escola!

  10. Erinaldo on 28 de novembro de 2012 às 9:13

    COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE SERRA TALHADA.
    É O SÉTIMO ANO LIDERANDO NO ENEM,REDE PRIVADA E PÚBLICA DISPARADO NA FRENTE,SÓ O COLÉGIO DE APLICAÇÃO FAZ ISSO!!!!!!!!!!PARABÉNS A TODOS!!!!!!!!!!!MOSTRANDO ACIMA DE TUDO A QUALIDADE DE ENSINO E O EMPENHO DOS NOSSOS ALUNOS!!!!!

    PALAVRAS BEM DITAS PELA PROFESSORA AURICÉLIA REJANE,É A MAIS PURA VERDADE!!!!!!!!!!PARABÉNS!!!

  11. SAULO on 28 de novembro de 2012 às 9:20

    Parabéns COLÉGIO DE APLICAÇÃO,NÓS JÁ SABÍAMOS!!!!!!!!!!!!!DE NOVO O MELHOR NO
    ENEM!!!!!!

    PARABÉNS!!!!!!!!!

  12. Maisa Godoy on 28 de novembro de 2012 às 9:24

    Parabéns ao Colégio de aplicação. Um ótimo desempenho.

  13. Millena Lins on 28 de novembro de 2012 às 9:26

    Parabéns aos alunos do colégio de Aplicação de Serra Talhada,e a minha querida professora Auricelia Rejane rsrsrs :)

  14. dedes on 28 de novembro de 2012 às 12:42

    “leitura de paradidáticos e jornais ” aonde ? se nem na biblioteca podemos ir ? PARABEM EREMPAC !

  15. Júlia on 24 de setembro de 2014 às 13:21

    O colégio de Aplicação é uma escola de ótimo desempenho, e merece todos os aplausos, a diretora Maria Iris, é uma pessoa muito boa, e administra a escola muito bem!!
    Não digo isso porque sou aluna de lá, mas porque a escola é ótima!! Agradeço a todos os professores, a diretora,e ao cordenador, Obrigado!! :D <3 CAFAFOPST <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *