dioceseA Diocese de Afogados da Ingazeira, através do bispo Dom Egídio Bisol, fez uma doação de uma vasta área de terreno no distrito de Água Branca, zona rural de Serra Talhada, para construção de residências para agricultores de comunidades quilombolas.

A Prefeitura não soube informar a extensão da área doada, mas segundo informações da assessoria de imprensa petista, o terreno que fazia parte do patrimônio de Nossa Senhora da Penha, é o suficiente para erguer 50 casas. O projeto será financiado pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) do governo federal.

A prefeitura de Serra Talhada está providenciando o cadastramento das famílias no Programa. Já existem 200 famílias cadastradas, a partir de visitas das equipes técnicas das secretarias de Agricultura, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Secretaria de Desenvolvimento Social. Neste primeiro momento estão sendo levantados a documentação obedecendo orientações da Caixa Econômica Federal, em seguida, após a conclusão do cadastramento o projeto será enviado para CEF.

O secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André, agradeceu a doação feita pelo bispo Bisol. “Vai mudar a realidade de mais de 100 anos de exclusão dos remanescentes de quilombos que vivem no Distrito de Água Branca, e que recebe este gesto magnífico do nosso bispo diocesano”, declarou o secretário.