A violência contra a mulher em Serra Talhada continua alarmante. Em apenas um ano, o número de registros de agressões às serratalhadenses cresceu 16,1% em um ano, segundo dados coletados pelo FAROL junto à Polícia Civil.

Em 2013, de janeiro a novembro, foram registrados na delegacia 298 ocorrências envolvendo desde ameaças e lesão corporal até assassinatos. Em 2014, no mesmo período, a polícia contabilizou 346 casos de violência contra a mulher. Isto quer dizer que, de um ano para outro, a capital do xaxado obteve 48 registros a mais.

Os dados revelam uma média de 27,9 agressões por mês ao sexo feminino em 2013, e uma média de 31,4 ocorrências mensais em 2014. Já o quantitativo deste mês, também mostra-se preocupante.

Só até o último dia 14, a Polícia Civil havia registrado 15 casos de violência na capital do xaxado. Em contrapartida, em dezembro de 2013, a delegacia contabilizou 36 agressões.

Tabela - ViolênciacontramulherFonte: Polícia Civil de Serra Talhada/Arte: Emanuelle Silva

DENÚNCIAS AUMENTARAM

tatianaEm conversa com o FAROL, a secretária municipal da Mulher e vice-prefeita Tatiana Duarte defendeu que os registros não refletem, necessariamente, um avanço real da violência contra as mulheres em Serra Talhada. De acordo com Tatiana, as serratalhadenses estão tomando coragem de denunciar os casos, especialmente, após os atendimentos e serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher e o Centro de Referência do Atendimento da Mulher (Cram) existentes no município.

“Por muito tempo esses dados ficaram velados na sociedade, porque elas tinham medo de fazer o registro na delegacia. Falo isso com base no trabalho de escutas e aconselhamento que temos, e elas revelam que estão sofrendo violência há oito, dez anos caladas, por isso não podemos dizer que a violência contra a mulher subiu só em 2014, porque ela sempre existiu mas estava mascarada. São, de fato, dados chocantes, porque não se falava neles antes, há muito tempo que isso vem sendo escondido, mas o que está havendo agora é um aumento do empoderamento das mulheres”, analisou.

DELEGACIA DA MULHER

A vice-prefeita disse ao FAROL que continua fazendo gestão junto à Secretaria Estadual da Mulher para que seja instalada no município uma delegacia específica para lidar com esses tipos de agressões. Ela revelou que planeja marcar uma audiência com o governador eleito, Paulo Câmara (PSB), para fazer uma solicitação direta ao chefe do executivo estadual visando a implantação de um Delegacia da Mulher na Capital do Xaxado.

Em Serra Talhada, os telefones da Secretaria Mulher  são: 3831-5871 / 87 – 9929-8701, emails: [email protected] e [email protected].