sebastiãoAtualizado às 7h36 desta terça-feira (8)

“Esse Samu é um gargalo importante e o prefeito (Duque) tem que dar resposta à população. Se não consegue, deve reconhecer a incompetência e procurar ajuda do Governo do Estado”. Foi assim, aconselhando o prefeito Luciano Duque a assumir seus erros, que o deputado estadual Sebastião Oliveira (PR) tocou no polêmico assunto da inauguração da central do Samu em Serra Talhada, durante entrevista de rádio, semana passada. A obra, que já teve a data de entrega adiada três vezes, continua sem previsão de término. Tudo só depende agora do governo Luciano Duque.

Um dos principais entraves é a demora em pavimentar cerca de 300 metros de estrada que ligará a central de regulação até a BR-232. Após bastante confusão, a missão ficou nas mãos do município, que ainda deve instalar o mobiliário e aplicar treinamento para parte dos candidatos classificados. Em entrevistas à imprensa, Duque e o secretário municipal de Saúde, Luiz Aureliano, chegaram a cogitar a entrega do equipamento para este mês de abril, mas até agora não houve sinais de consenso.

Muita gente, especialmente os candidatos classificados para atuar no Samu em outras cidades, está revoltada com a Prefeitura de Serra Talhada. Eles dependem da conclusão das obras da central de regulação para começar a trabalhar em seus municípios de origem. Num primeiro momento, o prefeito havia anunciado a inauguração para dezembro de 2013.

Veja também:   BELMONTE: Marcelo Pereira comemora chegada de ambulância do Samu

Na visão do deputado Sebastião Oliveira, a população vem assistindo à prova do “profundo despreparo da equipe de governo”. E que isso vem sendo demonstrado na impaciência da população. A obra do Samu é tripartite. Os repasses e as ambulâncias já foram entregues pelo Governo do Estado, que fez a sua parte ao lado do Governo Federal.

“Na realidade, fui vítima durante a campanha de que a UPA-E era um ordem de serviço eleitoreira. E está aí a UPA-E servindo à população. E se vocês se recordarem, o Samu é um pouco antes da UPA-E, certo? A UPA-E hoje está atendendo o povo, a data para a inauguração da UPA-E foi cumprida. A do SAMU passou para outubro, de outubro foi para dezembro, de dezembro para janeiro e agora ninguém sabe para onde vai. Isso mostra um profundo despreparo da equipe da Prefeitura para tocar uma obra tão importante. Se não puderem tocar, que conversem com o Governo do Estado para que essa central seja tocada pelo Governo de Pernambuco, até que a Prefeitura tenha condições de tocar a obra”, aconselhou.

Veja também:   Secretário de Saúde de ST alfineta Sebastião e diz que inauguração do Samu é incerta
FOTOS RECENTES TIRADAS POR LEITORES DO FAROL EVIDENCIAM O ESTADO DE ABANDONO DA OBRA DO SAMU EM SERRA TALHADA
FOTOS RECENTES TIRADAS POR LEITORES DO FAROL EVIDENCIAM O ESTADO DE ABANDONO DA OBRA DO SAMU EM SERRA TALHADA

IMPACIÊNCIA

Em sua avaliação, Sebastião Oliveira também coloca em xeque a qualidade da obra da central do Samu e a competência de quem a está construindo. “É lamentável. O local que foi escolhido não por fruto estratégico, mas por fruto de um acordo político. Quem tá construindo não sei se tem o perfil para fazer a obra. Na realidade é que há um profundo despreparo da equipe da Prefeitura e isto é demonstrado nos protestos e na impaciência do povo”, lembrou “Sebá”, continuando:

“O lamentável é que a própria equipe da Prefeitura foi para as rádios dizer que não tinha ambulância. Então o Governador invade Serra Talhada, no bom sentido essa invasão, porque ele é sempre muito bem vindo em nossa cidade, e traz as ambulâncias do SAMU. Não só para Serra Talhada, mas sim para toda a região. Está o SAMU regional com sua central sem funcionar, prejudicando não só a população de Serra, mas a população da região inteira.”

OS LEITORES FLAGRARAM O AVANÇO DE CUPINS NA OBRA DA CENTRAL DO SAMU EM SERRA TALHADA
OS LEITORES FLAGRARAM O AVANÇO DE CUPINS NA OBRA DA CENTRAL DO SAMU EM SERRA TALHADA

PLANO B

O deputado fez questão de apresentar soluções para atender imediatamente à população e colocar os serviços do Samu na ativa. Sebastião citou que havia dado a sugestão de aproveitar parte das instalações do Hospam para que a população não continue sendo penalizada com mais atrasos e adiamentos. O FAROL recebeu fotos, recentemente, de um leitor que visitou as obras e flagrou parte dela já sendo consumida por cupins.

Veja também:   Homem morre dentro de ônibus em ST quando viajava para SP

“O prefeito tem que dar resposta à população. Se não conseguir, reconhece a incompetência e procurar ajuda do Governo do Estado, pois o Governo do Estado toca a obra. Tem o segundo plano que é colocar a central, informatizar ela dentro do Hospam. Era o plano B. Se esse plano tivesse sido aceito pela Prefeitura, o Samu já estaria funcionando desde janeiro. Infelizmente eles repactuaram a data com o Governo do Estado e com o povo de Serra Talhada e da região do Pajeú e não cumpriram. É simplesmente lamentável”, avaliou.

O pré-candidato a deputado federal lembrou ainda que foi hostilizado quando alertava sobre a capacidade de gestão do prefeito Luciano Duque. “Eu alertei, falei sobre esse assunto, mas fui hostilizado, como se estivesse fazendo uma crítica pessoal. E não fiz crítica às pessoas. Faço críticas ao modo da administração, que não tem sido bom, principalmente na questão da saúde, e sem esquecer muitos outros setores de cunho e responsabilidade da Prefeitura de Serra Talhada”, disse Sebastião Oliveira.

NAS FOTOS RECENTES ENVIADAS PELOS INTERNAUTAS, OS TRABALHOS DE PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA SEQUER AVANÇARAM; A INAUGURAÇÃO DA CENTRAL JÁ FOI ADIADA PELA PREFEITURA TRES VEZES
NAS FOTOS RECENTES ENVIADAS PELOS INTERNAUTAS, OS TRABALHOS DE PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA SEQUER AVANÇARAM; A INAUGURAÇÃO DA CENTRAL JÁ FOI ADIADA PELA PREFEITURA TRES VEZES

samu s4