cubanos.2jpg

Médica cubana postou no Facebook que está morando em Miami

Fotos: Blog Nilljunior

Após a fuga de dois médicos cubanos de postos de saúde em Serra Talhada, o FAROL conversou com colegas que dividiram atividades de trabalho com a médica Yandra Reyes, no posto de saúde do bairro Mutirão, onde atuava desde dezembro de 2013. De acordo com os relatos, a profissional queixava-se de baixos salários (cerca de R$ 1500) e alta carga de trabalho.

“Ela reclamava do salário baixo e da carga de trabalho pois via que os médicos brasileiros trabalhavam só meio expediente nos PSFs e eles, os cubanos, tinham que atuar em dois turnos, mas ela dizia que mesmo assim era melhor que morar na ditadura de Cuba”, revelou uma enfermeira que atuou com Yandra Reyes, pedindo anonimato.

Veja também:   OPINIÃO: Por que sou Waldemar Oliveira para prefeito, escreve o vereador Gilson Pereira

Yandra e o colega de trabalho Leonardo Sánchez eram namorados e tomaram coragem de fugir juntos. Falando a uma rádio local, nessa quinta-feira (28), o prefeito Luciano Duque disse que a eles estavam apaixonados e foram viver um sonho de amor. O gestor reconheceu que os salários pagos aos profissionais cubanos é baixo, do ponto de vista de um sistema capitalista.

“Mas do ponto de vista de quem veio de Cuba, um país socialista, é um bom salário”, avaliou o prefeito, falando à rádio Cultura FM, e reforçando que a prefeitura custeia os aluguéis dos médicos cubanos que estão morando na Capital do Xaxado.

Veja também:   Moradores de Sítio dos Nunes têm dia festivo

Médico que atuou em Serra Talhada também postou fotos nos Estados Unidos

cubanos