Os casos de Dengue aumentaram 750% no período de um ano em Serra Talhada, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário-executivo da pasta, Aron Lourenço, visitou a redação do FAROL e prestou esclarecimentos sobre o sério risco que o município vem correndo, caso iniciativas de contenção não sejam tomadas com urgência. Segundo Aron, de janeiro a março deste ano já foram notificados 120 casos suspeitos, sendo 51 confirmados. “E estamos com mais 50 sendo investigados neste momento”, revela o secretário, com preocupação.

No mesmo período de 2014, o município registrou apenas 15 notificações e seis casos confirmados. Nos anos anteriores, o nível de infestação também foi considerado pequeno na Capital do Xaxado nos três primeiros meses. Entre janeiro e março de 2013, a secretaria confirmou apenas cinco casos de Dengue. Aron Lourenço alerta para o sério risco de Serra Talhada sofrer uma epidemia e alega que as últimas chuvas, de janeiro para cá, ajudaram a contribuir com aumento de reservatórios do mosquito.

Aron Lourenço“Serra Talhada corre risco de epidemia de Dengue”, alertou Aron Lourenço

Segundo Aron, os índices de infestação estão altíssimos nos bairros Ipsep, AABB, São Cristovão, Cagep e Centro. Na zona rural, o quadro também é preocupante no distrito de Varzinha, IPA e Malhada do Juá. A prefeitura garante que vem atuando de forma estratégica com operações de combate ao avanço da doença, principalmente, nestas localidades.

A população deve ficar atenta e cuidar que o Aedes Aegypti não se prolifere nas residências, ajudando, assim, a extinguir os focos do inseto. Uma maneira bem simples é evitar o acúmulo de água em reservatórios destampados.

“Vínhamos registrando uma média de cinco a seis casos por semana, entre janeiro e fevereiro, mas em março, os casos pipocaram, e começamos a registrar 50 notificações por semana da doença. Então, são dados galopantes e se não agirmos agora, a prefeitura com a ajuda da população, Serra corre sério risco de sofrer uma grande epidemia de Dengue”, alerta Aron Lourenço.

TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS E CONFIRMADOS DE DENGUE POR SEMANA EPIDEMIOLÓGICA EM SERRA TALHADA

DengueFonte: Secretaria Municipal de Saúde