A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, dando continuidade às ações do Programa Água é Vida, inaugurou neste domingo (12) obras hídricas nas comunidades de Catolé e Queimadas. Durante as inaugurações, o Prefeito José Patriota esteve acompanhado dos vereadores Augusto Martins, Reinaldo Lima, Luiz Bizorão e José Carlos.

No Catolé, o poço que havia sido perfurado em 1994 tinha a água “puxada” por um catavento. Segundo a agricultora Isabel Santana, as dificuldades eram muitas. “Quando não tinha vento, ou ventava pouco, a gente ficava sem água, passando muita dificuldade,” afirmou Dona Isabel. Com a instalação de uma bomba elétrica, por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, agora não falta mais água para as nove famílias do Catolé, que aposentaram o catavento.

Veja também:   Boa Notícia: Governador anuncia a liberação de R$ 30 milhões para os municípios

No Sítio Queimadas, o Prefeito José Patriota visitou as obras para instalação do sistema de abastecimento de água, realizado em parceria com o Governo do Estado, que irá levar água encanada para as torneiras de 47 famílias de Queimadas e Capoeiras. Acompanhado dos vereadores e de diversas lideranças comunitárias rurais, o Prefeito José Patriota inaugurou um dessalinizador com capacidade para purificar 1.500 litros de água por hora.

“Só sabe o que é não ter água quem precisa andar quilômetros carregando um galão de água nas costas, na cabeça. Já ouvi relatos de mulheres com feridas na cabeça de tanto carregar água. Estamos trabalhando para libertar as comunidades rurais desse martírio,” declarou o Prefeito José Patriota.