Foto: Alejandro Papiro/Agência Papiro

Após receber três multas da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) de R$ 7,5 mil cada, o prefeito Luciano Duque convocou, nessa quarta-feira (24), os representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato Patronal (Sindicon) para discutir sobre a destinação do lixo que vem sendo jogado às margens das rodovias e na periferia de alguns bairros.

Segundo diagnóstico da Secretaria de Meio Ambiente do município, quase 30 empresas estão espalhando lixo na vegetação nativa e entradas da cidade. O fato acabou ativando o sinal de alerta do governo e irritou o prefeito Luciano Duque que, durante entrevista coletiva a imprensa (leia aqui), taxou de “sujismundos” empresários que andam “enfeiando a cidade”.

LIXO NA BEIRA DE UMA RODOVIA DE SERRA TALHADA

“Quem mais suja as saídas da cidade são os empresários. Vamos chamar a CDL e apontar os ‘sujismundos’ de Serra. O CPRH vem, pune a prefeitura e nada acontece com o empresário. Isto têm que acabar”, disse o prefeito, no último dia 13 de abril (relembre aqui). Durante a reunião, nesta quarta-feira (24), Duque mostrou a necessidade de haver uma mudança de postura por parte da classe patronal.

Os empresários parabenizaram a iniciativa de abrir o diálogo com a classe. Entre as propostas sugeridas pelo governo, está a de mudar os horários da coleta de lixo no centro da cidade para evitar a exposição, por longo período, de resíduos em ruas e calçadas oriundos do descarte empresarial.

“Queremos também fortalecer a coleta seletiva em Serra Talhada, fazendo com que todos os empresários procurem uma solução ambientalmente correta e comecem eles mesmos a separar seus materiais para serem recolhidos pela cooperativa de catadores que existe no município, porque boa parte do que é despejado é reciclável”, comentou o prefeito.

Farol com informações da Assessoria de Comunicação